quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Coisas da Noruega- competição

Falando dos noruegueses... Acho um povo muito competitivo. O que pode ser positivo ou negativo. Não entendo muito bem porque ao mesmo tempo em que eles prezam a igualdade, eles competem muito entre si, e isso podemos começar a perceber depois de um tempo morando aqui.

Todo ano vejo noruegueses subindo de bicicleta até o local mais alto de Oslo. Desde a primavera vemos muitos noruegueses praticando o ciclismo por todo lado. Mas o que eu não sabia é que eles têm também um cronômetro (não sei se estou falando merda mas eles marcam o tempo de alguma maneira) e competem entre si quem pedala mais quilômetros, quem é o mais rápido... Aqui ser esportista, subir montanha assim como ter fotos no pico de montanhas no seu perfil do facebook, tudo isso é comum de se ver, para eles é tirar onda.
E é também o estereótipo de como um norueguês deve ser (incluindo as mulheres). Além da questão de ser bem-sucedido financeiramente, e também nessa área há bastante competição, fato que é possível além dos meios tradicionais que também temos no Brasil como: qual carro você tem, local onde mora e cargo, aqui com a transparência que existe pode-se descobrir quanto a pessoa ganha em um website do governo. Não é incomum também eles mesmo dizerem o salário e te perguntarem se teu apartamento é próprio ou alugado. Essa informação também é possível de se achar online se o teu patrimônio estiver quitado ou quase quitado. E assim é.

Deixo um link da maratona viking que acontece todo ano onde eles competem corrida com obstáculos.

http://vikingrace.no/

Porque ser casca-grossa e aventureiro é muito valorizado por aqui.

10 comentários:

  1. Poxa vida, e eu tinha esperanças que eles eram diferentes dos suecos.... tsc tsc tsc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cíntia, obrigada pela visita!
      Então na Suécia também é assim? Conte mais...

      Bjinhos

      Excluir
    2. De nada. Gostei do seu blog! :) Muito prazer!
      Olha, em Estocolmo a coisa era assim também. Quando tive oportunidade de atuar profissionalmente, senti muuuuuita competição entre as mulheres. Eu fiquei muito surpresa, já que por essas bandas a gente percebe a busca pelo "somos todos iguais"... enfim... Mas é isso aí. Beijao

      Excluir
    3. São as contradições de Escandinávia... Ou seria do ser humano? Rs

      Excluir
  2. Bom dia

    Penso em passar dez dias ai na Noruega no final de fereiro, precisava tirar algumas dúvidas, tem algum e-mail que eu possa entrar em contato?

    Desde já agradeço

    renan.simas.ime@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Mto legal o blog, curiosidades e dicas sobre a Noruega. Postem mais! Vou conhecer em abril. Acredito que já esteja menos frio né? E seguro viagem? Alguém me indica uma boa empresa? Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abril já é o início da primavera e as temperaturas já estão mais amenas (graus positivos). Mas depende de onde você vai porque a Noruega é super comprida e se você vai acima do círculo polar ártico aí já é polo norte! Rs
      Bjinhos

      Seguro viagem eu nunca usei kkkk.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Conheci a Noruega no ano passado. Foi um dos países que eu + gostei de conhecer na Europa. Como foi dito no texto, esse lado competitivo deles, pode ser bom e ruim! Rose, o seguro eu fechei c/ a www.touristcard.com.br Eu apresentei um cupom (tourist15) e até ganhei um desconto. Veja se ainda está valendo. Abç Ravi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou daqui Ravi. Obrigada pela informação sobre seguro viagem... Eu nunca usei nenhum rsrs

      Abraços, Marcela.

      Excluir

Comente aqui!